Buscar
  • Posto 6 - EACM360

Rio 60: a época que inspirou o Bar Posto 6

O Rio de Janeiro é uma importante e grande cidade à beira-mar do Brasil, sendo também um dos maiores destinos turísticos internacionais na América Latina.


Também conhecida como “Cidade Maravilhosa”, é caracterizada como metrópole, ou seja, tem grande importância econômica, social e política de cidades menos influentes, funcionando, assim, como uma hierarquia e possuindo uma superioridade estrutural, o que reflete no seu poderio no país. O Rio de Janeiro, então, é a segunda maior metrópole brasileira, ficando atrás de São Paulo, somente. Contendo mais de 6 milhões de habitantes, é bem conhecida por sua paisagem natural. No entanto, o estado do Rio de Janeiro foi a capital do Brasil até 1960, quando o título foi dado à Brasília.




A cidade do Rio de Janeiro, além de conter belas paisagens, tem diversos passeios, bares, restaurantes e pontos turísticos que a maioria das pessoas sonham em conhecer, como:


• Praia de Copacabana

• Praia de Ipanema

• Theatro Municipal do Rio de Janeiro

• Cristo Redentor

• Pão de Açúcar






Música


Ainda na década de 60, surgiu a famosa Música Popular Brasileira (MPB), a qual teve maior força durante a ditadura e evidenciou muitos artistas e canções que são famosos até os dias de hoje. Foi nesse momento em que foi lançada uma das canções brasileiras mais famosas no mundo, chamada “Garota de Ipanema”— essa emoldurada nas paredes do Bar Posto 6.


Sendo uma união entre MPB e Bossa Nova, essa música foi composta por Antônio Carlos Jobim e interpretada por Vinícius de Moraes. Com a sua rápida popularização, no ano seguinte ao seu lançamento, foi realizada uma versão na língua inglesa, por Norman Gimbel.



Vale ressaltar que as músicas do Rio 60 obtêm traços da vida boêmia e alegre que costumava ser bem presente nos bares da época, aspectos que também caracterizaram o estilo de vida carioca e a própria cidade.


Embora o Brasil estivesse passando pelo início de um longo período conturbado, a cidade do Rio de Janeiro foi muito desenvolvida, sendo a pioneira em alguns aspectos evolutivos na arte, rádio e televisão.






Um gostinho carioca na grande São Paulo


Como nos dias de hoje, o Rio de Janeiro da década de 60 foi um disseminador de tendências, desenvolvimento estrutural e organizacional e o ambiente do desenrolar de muitos momentos históricos, realmente o lugar e a época que podem servir de inspiração para novas experiências.


Tendência e época que inspiraram a abertura do bar do Posto 6 na principal esquina da Vila Madalena, no cruzamento da Rua Aspicuelta e Mourato Coelho Com a Melhor Estrutura da Vila Madalena, o bar Posto 6, é a combinação perfeita de toda a boemia , gastronomia alegria dos bares criados no Rio 60.


Com músicas de como MPB, samba e até Rock sendo tocadas ao vivo, muito chopp, caipirinha e uma decoração baseada na temática do Rio 60, o bar Posto 6 é uma atração considerada como o ponto chave de uma noitada em São Paulo, além de também ser referência quando o assunto é futebol, até porque se a inspiração do bar Posto é o Rio futebol não pode faltar!


Atualmente, a melhor maneira de experimentar uma noite de pura alegria e boemia no estilo Rio 60 está localizada na Rua Aspicuelta, 644 na Vila Madalena Visite o bar Posto 6 e viva essa experiência carioca sem sair de Sampa.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo