top of page
  • Posto 6 - EACM360

Cerveja engorda? Saiba como evitar a famosa “barriga de chopp”

Quem não gosta de uma cerveja bem gelada? E quem bebe cerveja todo final de semana?


A cerveja é uma bebida que já faz parte da cultura brasileira e está presente em qualquer comemoração que fazemos, seja uma festa de aniversário e casamento ou apenas uma reunião com os amigos para curtir os dias de folga.


Mas, uma coisa que está sempre presente na roda dos amigos é aquele famoso deboche sobre a “barriga de chopp” ou “barriga de cerveja” que vai aparecendo conforme o tempo.


Se para o grupo de amigos a causa da protuberância abdominal tem um culpado certo, existem algumas pessoas que ainda tem dúvida.


Mas afinal, cerveja engorda?


Se você é do time que acredita que cerveja não engorda, sentimos em te informar que você está ERRADO. Cerveja engorda, sim.


Mas, por que cerveja engorda?


A cerveja está muito associada ao sedentarismo e à má alimentação. Vamos pensar, quando você está tomando sua cervejinha, sempre tem um aperitivo muito gorduroso do lado. Acertei?!


É a combinação desses tira-gostos com os ingredientes usados na produção da bebida podem causar um aumento de peso para quem consome sem combinar com a prática de exercícios físicos constantes e uma alimentação saudável no dia a dia.


Por isso, beber cerveja engorda. Mas a escolha de produtos com insumos menos calóricos podem fazer com que o aumento de peso seja mais controlado.


Saiba como evitar a "barriga de chopp"
Saiba como evitar a "barriga de chopp"

Como beber cerveja e não engordar?


Como dissemos, tudo depende de como é a sua rotina. Se o seu consumo de calorias presentes na cerveja superam o valor gasto por você, então haverá um aumento de peso considerável.


Se a sua rotina consiste em hábitos saudáveis e queima de calorias por meio de atividades físicas, é bem provável que você não sinta os efeitos do consumo de cerveja e aperitivos em seu corpo.


Tudo depende do equilíbrio e de como você vai eliminar as calorias ingeridas em poucas horas de diversão.


Então, qual cerveja engorda menos?


Não existe cerveja que não engorda, mas existe cerveja que engorda muito e cerveja que engorda menos. O segredo é saber escolher qual beber com base nos ingredientes.


O mercado de cervejas é muito diversificado e é possível escolher qual bebida consumir com base em qual resultado você quer ter após a ingestão dela.


O maior vilão da cerveja é o ÁLCOOL.


Muitas pessoas podem achar que é o carboidrato, já que popularmente ele é associado ao ganho de peso.


Mas, na verdade, o carboidrato tem menos calorias que o álcool e são metabolizadas de forma mais lenta.


O que isso quer dizer?


Que cerveja sem álcool engorda menos.


As calorias do álcool são metabolizadas imediatamente pelo fígado e utilizadas como fonte de energia. Ao ingerir álcool combinado com aperitivos, por exemplo, o organismo para de metabolizar as gorduras e são armazenadas nas células, causando a famosa “barriga de chopp”.


Existem opções menos calóricas
Existem opções menos calóricas

Então, qual cerveja escolher?


Infelizmente não podemos dizer qual a cerveja que não engorda, pois ela ainda não existe. Em média, as cervejas tem mais ou menos 150 calorias em um copo. Como já sabemos que o álcool é o maior vilão no consumo das cervejas, optar por aquelas que apresentam maior teor alcoólico pode ser a resposta para qual cerveja engorda mais.


Ficar de olho nos rótulos e optar por cervejas menos alcoólicas ou cervejas lights pode ser a solução para quem quer diminuir o consumo de calorias mas sem deixar a queridinha do brasileiro de lado.


Cerveja puro malte engorda menos?


Sim, a cerveja puro malte engorda menos. Mas, por que?


Em sua produção, as cervejas puro malte não utilizam os derivados do trigo, logo, não possuem os carboidratos derivados desse ingrediente. Também apresentam uma quantidade menor de glúten.


Assim, a cerveja puro malte é uma boa opção para quem não quer engordar.


Destilado ou cerveja? Qual engorda mais?


Os destilados possuem um valor alcoólico 4 ou 5 vezes maior que de uma cerveja. Como dissemos acima, o álcool é o maior vilão das bebidas quando falamos de ganho de peso.


Assim, se você ainda tinha dúvida de qual escolher, é melhor ficar na cervejinha gelada mesmo.


Tem como substituir?
Tem como substituir?

O que engorda mais: vinho ou cerveja?


Aqui temos um dilema. Com base em tudo o que falamos, o vinho engorda mais, já que possui mais calorias em uma taça de 200ml do que em um copo de 300ml de cerveja.


Mas, aqui é preciso levar em consideração outro aspecto, a quantidade ingerida. É muito mais provável que você beba 8 copos de cerveja do que 8 taças de vinho em um dia. Então, apesar do nível maior de calorias, o vinho é ingerido em menor quantidade.


Uma dica que vale para todas as bebidas: se o consumo será menor em relação à quantidade ingerida por você de cerveja, pode ser que a outra opção seja menos calórica. Basta medir na balança.

bottom of page